Páginas

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Impacto de Carnaval - JOCUM

Dessa vez foi em Macaé.

No dia 1º de fevereiro de 2008 chegava em Macaé uma galerona de Jocum Rio. O impacto de carnaval que é realizado todo ano aconteceu lá, litoral do único lugar carioca do mundo. Foi o primeiro que participei e vi Deus fazendo coisas maravilhosas durante esses quatro dias. Além de Jocum Rio, faziam-se presentes uma turma de Eted de BH, composta por gentes, tipos e fatos. Tinham Holandeses, Ingleses e uma brasilidade de dar gosto. Também uma equipe jovens Venezuelanos etiveram com a gente. Ô povo divertido! Engraçado foi a variedade de línguas, não estranhas, ao menos para os que entendiam alguma coisa. Faz parte dessa vida, não é? A proposta foi falar sobre violência, já que Macaé é o quinto município onde existe o maior índice de assassinatos entre jovens de 16 a 24 anos e muitos outros motivos dentro deste mesmo assunto, entre eles violência contra a mulher, exclusão social, infantil, etc. Em nossas camisetas estava escrita a palavra: BASTA. Tínhamos faixas com informações e frases que reflexivas, como a que mais chamou atenção das pessoas:

"Macaé é o 5º município onde existe o maior índice de assassinatos entre jovens de 16 à 24 anos.
O QUE ESTAMOS FESTEJANDO?"
Não precisa falar mais. Entendendo que Deus criou o homem com a capacidade de pensar, eu imagino que os que leram ficaram com seus parafusos rodando acelerados dentro de suas mentes! Que bom por isso! Também com música, dança, atividades esportivas, recreação com os "pimpolhos" e muita conversa com as pessoas, tenho plena convicção de que Deus se manisfestou naquele lugar. Jocum não esteve só neste evento. Junto, se fizeram presentes algumas igrejas que entenderam a necessidade da cidade e decidiram ouvir o que Deus queria delas e não simplesmente se maquiaram atrás de um retiro, dito espiritual. Isso sim é o Reino de Deus! Quando eu vi no culto de abertura os pastores reunidos à frente, eu imaginei o dia que isso acontecer em todo o mundo. Nós não fazemos idéia do que a unidade das igrejas representa para Deus. Eu me lembro de quando Jesus estava na ceia com os discípulos os instruindo e disse que coisas muito maiores do que Ele fez, seu povo faria. Disse que não nos tirasse do mundo, mas que nos livrasse do mal. Quando eu olho para um retiro de carnaval, vejo os cristãos absolutamente cegos e imaturos quanto ao que Deus nos chamou a fazer, mas como eu ia dizendo... Nada melhor do que fazer a vontade Daquele que nos fez!
Durante esses quatro dias nos reunimos na praia. Fomos divididos em equipes e cada uma trabalhava com um tipo de pessoa, diante das atividades realizadas citadas acima. Era muito bom poder conversar com alguém e ouvir o que pensava sobre assunto. Saber como anda a opinião dos outros sobre o que acontece no mundo é importantíssimo para aqueles que querem ver corações redimidos, já que isso envolve seres humanos e não robôs. Encontramos os indiferentes, os "não sei" da vida, os esperançosos, os questionadores, os pessimistas, os contraditórios... os crentes! Realmente foi curioso ouvir algumas coisas. No penúltimo dia chovia muito e isso dificultava o nosso trabalho, mas não nos impedia. À noite fomos ao lugar onde acontecia um desfile de escolas de samba. Acreditem, lá não estva chovendo. Eu confesso que pensei: O que vamos fazer? Estender as faixas? As pessoas não vão parar para nos ouvir, afinal hoje é o dia que elas tanto esperaram durante quase um ano inteiro. Mesmo assim fizemos noss parte. Estendemos as faixas e não diferente elas liam e saíam com suas caras esquisitas. Só Deus para saber o que pensavam naquele momento. Tcham,tcham,tcham,tcham... Algo LOUCO demais aconteceu! Permitiram que a gente entrasse com toda a galera e as faixas na avenida, logo após a apresntação de uma das escolas. Só quem estava lá pra descrever como foi a sensação de ver ver que Deus fazia parte daquele momento. A galera entrou na avenida. Nossa escola gabaritou... Unidos de Jesus Cristo: 10!!! Aí, sambamos pro Rei! Ele mereceu cada passo feito, fosse ele desajeitado ou no "esquema". Fizemos com o coração. Quando eu conversava com uns meninos de Jocum, eles disseram algo que eu achei muito interessante e verdadeiro. As pessoas esperam que nós apresentemos estratégias, e não imaginam que estratégia é você fazer o que foi criado para fazer. Não existe um programa! Alcançar vidas, depende inteiramente daquilo para o qual Deus te fez. Para o que você nasceu? E ouvir isso foi divino, pois acho que se todos fizessemos extamente o que fomos criados para fazer, seria bem mais fácil trazer o entendimento do Reino de Deus.
Depois dessa eu acredito que Macaé nunca mais será a mesma cidade! Plantamos sementes, cada um a sua porção e assim, lá na frente, vamos ver um imenso jardim, repleto de flores e iluminado pelo intenso clarão do sol. Rendo graças por esses dias e por ter podido fazer parte de mais uma ação do que move céu e terra. Do que está com a gente nas alturas e nas profundidades... Em cima de uma árvore ou talvez na beira de uma praia quando falamos pra alguém de um homem que morreu um dia para nos salvar. À Ele todo louvor!