Páginas

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Pequenas Misses-High Glitz

Dando uma passada no site Colherada, achei uma reportagem sobre o livro "High Glitz – The Extravagant World of Child Beauty Pageants" (algo como O mundo extravagante da beleza nos concursos de criança), lançado em 2009, que reúne fotos das meninas que posaram para ela, fotógrafa Susan Anderson, momentos antes de encararem os juízes.
O livro mostra a transformação feita em cada criança e revela esse universo chocante de "Pequenas Misses". Esse tipo de concurso é muito comum em alguns estados americanos e acontece entre meninas de 12 à 13 anos. Movimentam uma grande economia e atraem milhares de mães esperançosas em transformar suas filhas em pequenas estrelas capazes de sustentar a família com sua beleza. Todas as meninas são forçadas a praticarem uma rotina muito pesada. Acordam às seis da manhã para a maratona de troca de roupas, maquiagem e a criação de penteados assustadores! Algumas chegam a fazer apliques e a usar "jaquetas dentárias", para encobrir imperfeições nos dentes. Detalhe: Todas tem que usar salto-alto!

Um jornal americano que comentou o trabalho da fotógrafa, disse que "essa era uma 'cultura monstro' que fantasia as meninas parte como cantoras de country, parte como donas-de-casa da década de 50, numa alusão a uma imagem feminina que quase não existe mais." O Colherada, fez menção ao filme "Pequena Miss Sunshine" (2006), onde a lindinha da Oliver sonha em participar de um desses concursos. No filme, sua família exótica, embarca numa aventura dentro de uma Kombi que leva um tio "mal-resolvido", um avô que decide morrer durante a viagem, um irmão depressivo e surdo, uma mãe doce e determinada, um pai estressado e a menina Oliver, que não tinha nada a ver com o concurso. Pequena Miss Sunshine está entre os meus prediletos. É engraçadíssimo e cheio de boas emoções. Mostra que ninguém é perfeito e que em algum momento, todo mundo precisa "explodir".

*Oliver é a menina de maiô vermelho.

Bem, Aline acha isso bizarro e assustador. Acha que esse tipo de atitude pode gerar comportamentos complicados daqui a alguns anos na vida dessas crianças. É deprimente ver como os pais podem agir de maneira tão desesperadora por causa do dinheiro, a ponto de arriscar a identidade das meninas. Mesmo que ainda sejam muito pequenas para definir isso, é uma situação que pode influenciar negativamente, de forma que a sociedade tenha que deparar, daqui um tempo, com jovens vazios, sem limites e cada vez mais hedonistas.

O canal DISCOVERY HOME & HEALTH, da SKY, começa a exibir no próximo dia 21, um programa que acompanha a saga das famílias em busca de coroas cintilantes, títulos pomposos e muito dinheiro. Os preparativos se intensificam durante a semana anterior ao último desfile. Desde o agendamento em manicures e cabeleireiros aos toques finais nas roupas, além de vários ensaios e sessões de orientação, cada criança se prepara para sua performance final. No palco, a decisão cabe aos juízes, mas ainda assim, os pais farão de tudo para provar que seus filhos são os mais bonitos. Espero que essa triste realidade alcance muitas pessoas e mostre como a futilidade, a ganância e a maldade reinam discretamente nos meios sociais considerados países de primeiro mundo.

Paz e bem.
Aline