Páginas

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

A Cinderela espanhola do século 21


De Madrid para BBC e agora diretamente para o blog da Aline. Sabe a história em que todos viveram felizes para sempre? Então, duas escritoras decidiram mudar toda essa parafernalha que ilude milhares e arranca suspiros dos montes de apaixonados e esperançosos de todo o mundo. Entre eles, eu me incluo. Quem nunca assistiu o clássico Cinderela? Esse fez parte da minha infância, o que não faz muito tempo. O vestido azul que a pobre donzela usou para dançar com o príncipe foi um dos meus maiores sonhos. O príncipe também. Aquela magia toda conseguia me transportar para um mundo repleto de fantasias. E Cinderela? O que era aquilo? Submissa, obediente, simpática, doce, amável, agradável, sempre feliz, humilde, prestativa, caridosa e extremamente autruísta. Ela era o ser mais elevado de toda Disney. Aponte outra dama, se for capaz!

Não satisfeita, a escritora espanhola Nunila López Salamero criou uma história quase por brincadeira com a intenção de "ajudar as mulheres valentes que querem mudar de vida". No livro, Cinderela se rebela, vira vegetariana, sai do baile só de madrugada e larga o príncipe encantado. Nele, sua amiga Branca de Neve usa Prozac para combater a depressão.

A Cinderela espanhola do século 21 percebe que era uma mulher maltratada pela madrasta e suas irmãs, abandonada pelo pai, forçada a estar magra para caber em roupas de tamanho 38 e que o príncipe, depois que se tornou seu marido, era um mandão e eterno insatisfeito.



Ainda no livro, a renovada Gata Borralheira ainda se reencontra com suas amigas princesas que também estão em nova fase e com outros personagens de contos clássicos que decidem mudar de vida. A Bela Adormecida explica como acordou sozinha, Branca de Neve sai da depressão, deixa o Prozac (remédio ansiolítico) e resolve se bronzear até ficar morena. O livro deve ser lançado no Brasil agora em 2010, mas não há previsão de data nem título definitivo.

Mesmo acreditando em tudo que via, eu sempre fiquei com o pé atrás. É tudo tão perfeito. Aquela fada-madrinha bondosa, aqueles anõezinhos amigos, aqueles objetos falantes e os príncipes... Ah, os príncipes! Até isso a geração do novo século decidiu reinventar. O que vai ser das minhas filhas? Oh céus, imploro, não dê fim ao "Felizes para sempre". Eu ainda espero com meu avental o dia em que ele vai entrar pela porta com um sapatinho de cristal.

Paz e bem.
Aline

Fonte: BBC Brasil.