Páginas

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Ficou pronta minha coluna deste mês no jornal. Espero que gostem! Para meus leitores em primeira mão! Abraço à todos...

-O ano segue pelo retrovisor
Por Aline Moreira.

O ano de 2009 iniciou com uma eleição estrangeira que causou frenesi em todo o mundo: Um negro passa a liderar uma das maiores potências mundial. O ano segue. O jogador Kaká recusa uma oferta de 100 milhões de libras do clube inglês Manchester City. Acontece a Hora do Planeta e uma reunião do G-20 em Londres para definir formas de combater a crise financeira global que começava a se instalar nas economias das grandes nações. Adriano, o imperador, anuncia que é hora de “dar um tempo”. A torcida silencia. Um surto de gripe suína, causada pelo Vírus H1N1, espalha-se pelo mundo. Não há vacina. Cai a venda da carne de porco. O vôo Air France 447, entre Rio e Paris, cai no oceano atlântico com 228 pessoas à bordo. Não se sabe o que aconteceu. Morre o astro do pop, Michael Jackson. O mundo inteiro chora. Diploma para Jornalista passa a não ser mais exigido. No Brasil, mais de 550 pessoas morrem então da gripe suína. Traficantes derrubam um helicóptero na cidade do Rio de Janeiro e essa mesma cidade é escolhida como sede dos jogos olímpicos de 2016. Morre um ícone da televisão brasileira, Lombardi. Uma criança de dois anos é encontrada com 50 agulhas no corpo. Enchentes e desabamentos encerram a esperança de uma virada de ano feliz para centenas de brasileiros. “A vida acontece quando estamos ocupados fazendo planos...”

Quando o relógio começou a marcar o tempo dessa nova jornada, num novo ano, fomos sufocados pela intensidade dos fatos que marcaram o ano que passou. Não caberia nem mesmo a metade aqui nesse espaço. Certas coisas me fazem refletir que durante décadas o mundo vem construindo uma história repleta de riquezas, mas também com muito desgosto e tristeza para os corações solidários e patriotas. Para os corações apaixonados pela vida que são obrigados a conviverem com aqueles que não cuidam dessa vida. Porque na verdade, eu acredito que há quem ainda acredite que esse mesmo mundo pode um dia se tornar um lugar melhor para viver. O Brasil carrega em suas costas um legado que, lamentavelmente, insiste em promover uma política onde a palavra corrupção já se tornou motivo de comédia em programas humorísticos. Hoje, é comum aceitar. Hoje, o Brasil se acostumou com esse peso. Um legado de interesses, da má compreensão do que significa negar o racismo, do abandono, do crime, da covardia, da incerteza e da exclusão social. Dentre outros. Dentre muitos.

A década de 30, por exemplo, foi marcada por um dos períodos mais sangrentos da história. Hitler dá início a 2ª Guerra Mundial. No Brasil é um momento de muitas revoluções. Na década de 40 o big Hitler comete suicídio, é criado o primeiro computador e helicóptero. A Coca-cola chega ao Brasil. Na década de 50 a seleção brasileira fatura o primeiro título mundial. Em 60 o homem vai à lua e começam as transmissões da TV em cores. Partindo para década de 70, nascem nossos queridos Chaves e Chapolin. Surge Michael Jackson. Entramos em 80. Descobre-se a AIDS. O videocassete torna-se algo popular. Em 90 temos os "caras pintadas", celulares, internet e tênis com amortecedor. Um novo milênio se aproxima e trás com ele atentados terroristas, Lula como presidente, Big Brother, Bob esponja e o cuti-cuti do Orkut. A verdade é que o mundo é uma história. Agora o enredo dessa história, depende de quem escreve e da fé de quem lê.

Pensando bem, há de se levar em conta que não é tão certo fazer comparações, afinal mudamos o mundo na mudança da mente, canta O pensador. O que acontece é que vivemos esperando e esperamos para viver. Se o silêncio prevalece, é porque nós nos omitimos. Se a dor cresce, é porque nós permitimos. Se a natureza nos ameaça, é porque nós a insultamos. Se a guerra ainda se manifesta, é porque nós a produzimos. Eu e você. A poesia que mostra o que somos na verdade. E é disso que se faz o futuro. Do que plantamos hoje, para colher amanhã. Só não se esqueça, por favor: A vida nem sempre é uma “colheita feliz”.

-Os acontecimentos datados esclarecidos neste texto, são resultados de pesquisas feitas pela internet.

Paz e bem.
Li.