Páginas

quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Don’t worry, be happy!



- Eu amo saber que nem sempre tudo vai acontecer do jeito que eu desejo. Se fosse há um tempo, isso nem passaria pela minha cabeça, afinal tudo tinha que ser impecável quando feito por minhas mãos, quando falado por minha voz ou quando pensado e criado por minha mente e capacidade. Ufa! Foi libertador saber que horas vou acertar, mas muitas errar também. Tropeçar e cair faz parte da nossa caminhada e é virtuoso ter forças para levantar e seguir em frente. Graças, graças! Eu não sou perfeita. Nunca vibrei tanto quando descobri que posso viver sem essa mentalidade tão inalcansável. Acreditem, é realmente inalcansável!
A paz que eu sinto por poder ser quem eu sou de verdade, não tem preço. E saber que eu posso e consigo transmitir isso para os outros... Melhor ainda. A partir disso todas as coisas que me cercavam, mudaram. A música ficou diferente. Eu ouço as canções e aprendo com elas. Delas tiro poesia e celebro o poeta que a fez. A arte virou motivo de inspiração, pessoas viraram árvores, palavras tomaram sentido, pinturas não são mais rabiscos somente. Tudo tem um motivo de ser.

Não tenho mais razões para questionar nada e ninguém. Nunca tive, mas pensava ter. Entendo que as coisas tem raízes e brotaram de alguma situação dessa vida, seja boa ou não. RESPEITO. Entender o que isso significa só me fez crescer e sempre tem me dado mais um motivo para sorrir, pois toda vez que ativo isso em mim, eu vivo a cada dia um pouco da Verdade que afirmo acreditar. Realmente acredito. Acho que nunca vou me cansar de viver pelo propósito que escolhi viver. Amar é a melhor profissão que alguém pode exercer e a vida é a única faculdade que forma inteiramente pessoas capazes de praticar tal tarefa. Que não é um peso para ninguém, ao contrário, alivia.
Vinícius, o de Morais, disse numa canção a seguinte frase:

"A felicidade é como a pluma que o vento vai levando pelo ar... Voa tão leve, mas tem a vida breve. Precisa que haja vento sem parar."

Então pensei que para que ela exista sinceramente, o homem precisa ter uma relação muito leal com seu coração, a ponto de saber cada detalhe daquilo que habita dentro dele. Ser feliz não significa o quanto você realizou na vida, mas o motivo da realização. Sabe? Isso nem requer tanto esforço assim. Sem complicações, por favor. Se você deseja mesmo isso, opte por isso! É uma questão de escolha e quando fazemos escolhas, precisamos ser convictos e convicção sempre nos transporta para a certeza de quem somos. Aprendi que não preciso de um Nike para me "auto-afirmar", nem sair "pegando" todos para me sentir "a boa". Posso ser muito boa, mas não nesse sentido(RISOS). Eu não preciso disso. Ninguém precisa disso! Dái eu volto lá no início, quando falava de perfeccionismo. Porque tem gente que acha que felicidade é sinônimo de perfeição? Quem foi que disse que para eu me sentir realizada eu tenho sempre que acertar? Porque eu não posso tirar lucros e gargalhadas dos momentos onde tropeço? Estou aprendendo com isso... É preciso. Espero que todos aprendam também. Isso significa ser livre e se o homem vive girando em busca de respostas para questões sobre liberdade... Não precisa ir tão longe. Liberte-se a mando do seu coração e seja simplesmente o que você nasceu para ser: FELIZ!

Don’t worry, be happy!!!

Negra Livre



"Está com todo som, na boca, nas palavras.
Está em outro tom, nas sílabas caladas.
A minha linda voz.
Está como eu estou nas roupas, nas sandálias.
Está aonde eu vou na rua, nas calçadas.
A minha linda voz.
Sou negra livre
Negra livre
Cheguei aqui a pé.
Para destoar
Para dissolver
Para despertar
Pra dizer
Está na cara, a cor, na sombra das imagens.
Em tudo o que supor, nos contos, nas miragens
A minha linda voz
Está em toda dor, na gota de uma lágrima.
Da em qualquer sabor na beira da estrada
A minha linda voz.
Sou negra livre
Negra livre
Cheguei aqui a pé.
Para desnudar
Para derreter
Para descolar
Pra viver
Para deslizar
Para devolver
Para desbocar
Pra doer
Para desamar
Para adormecer
Para desfilar
Pra vencer!"


-Negra Li-

Transformai-vos; Outra vez vos digo: Transformai-vos.

Gostaria que parasse de chover, só isso. Não faço poesias em tempo de chuva. Dias nublados acabam por deixar meu coração acinzentado também. Me restam as críticas e os comentários. Mas é muito difícil para minha mente ter que depender do tempo para escrever, ainda mais quando meus dedos estão saltitantes diante do teclado. Sinto muito humor, dessa vez o meu prazer falou mais alto. Então já que me dispus a falar sobre alguma coisa, fora as poesias (elas realmente não fluem em dias chuvosos), eu decidi falar sobre transformação. Eu acho interessante relatar minhas experiências, por mais que tenham durado pouco tempo, mas o que me leva a pensar nelas é a intensidade com que acontecem.
Transformação tem uma grande diversidade de contextos onde pode ser utilizada. Nosso amigo e fiel Aurélio nos diz que significa: ato ou efeito de transformar; alteração na forma; modificação; metamorfose; alteração e evolução. Se você parar agora, nesse instante, pode começar a pensar em coisas e pessoas que já passaram por esse processo. A própria vida, por exemplo, é uma constante transformação. Todos os dias você vai sendo modificado, formas alteradas (ou não)... Você evolui. Tudo se transforma em sua vida. A sua mente, o seu corpo, seus gostos, coisas crescem, outras caem e um dia tudo isso acaba. Me lembro de um tio falando comigo que nós começamos a morrer a partir do momento em que começamos a viver. Acreditem, por mais que pareça sem sentido, eu achei uma das coisas mais interessantes que ele já me disse. Logo imagino que transformação talvez tenha ficado mais claro, literalmente falando. Porém o que me levou sinceramente a escrever sobre isso, foi uma conversa de menos de meia hora que tive com um jovem de 19 anos, chamado Leonardo, que congrega em minha igreja. Antes de ser um jovem, Léo é um amigo que já conheço há um bom tempo junto de sua família. Nós participamos de um encontro para jovens que aconteceu há três anos, onde Deus começara a firmar e afirmar pilares fundamentais para a construção de uma vida que aos poucos estava se descobrindo. Ele passou maus momentos em sua vida envolvido com drogas e tráfico, onde o ir e vir para o que era certo e o que era errado, já estava se tornando algo normal para ele. Claro que, sempre confiantes, acreditávamos que um dia ele iria conseguir se libertar de tudo aquilo. Não diferente da nossa fé, que por muitas vezes mísera, Léo hoje é um cara "maneiro", que diz entender que não precisa das drogas para viver.
Em nosso papo, ele me contava como foram os dois meses que havia passado numa casa de recuperação para pessoas com seu antigo "probleminha" (Que os anjos digam amém!!). Ouvindo toda sua história, seu comportamento naquele lugar e seus confrontos, eu perguntei à ele como Deus havia se revelado a ponto dele compreender que poderia ser diferente dali por diante. Daí numa pequena frase, que talvez ele nem tenha percebido a profundidade dela, resumiu todo processo de transformação da sua vida. Léo disse:

"-... Quando eu vi o cigarro aceso no chão, veio uma voz que dizia: 'Antes ele te apagava, agora você o apaga.' Eu fui lá e pisei nele. Naquela hora eu vi que era Deus. Tomei minha decisão..."
Me mostrem todos os dicionários do mundo, mas nada me define transformação como dar de cara com uma situação onde ela gerou vida! Costumo chamar essas coisas de Reino de Deus. Isso é saber quem nós somos Nele e quem Ele é em nós. Léo não está mais envolvido com drogas e ele diz saber que não precisa delas para viver. Acho que ele teve um encontro com a verdade... Aquela VERDADE.