Dando uma passada no site Colherada, achei uma reportagem sobre o livro "High Glitz – The Extravagant World of Child Beauty Pageants" (algo como O mundo extravagante da beleza nos concursos de criança), lançado em 2009, que reúne fotos das meninas que posaram para ela, fotógrafa Susan Anderson, momentos antes de encararem os juízes.O livro mostra a transformação feita em cada criança e revela esse universo chocante de "Pequenas Misses". Esse tipo de concurso é muito comum em alguns estados americanos e acontece entre meninas de 12 à 13 anos. Movimentam uma grande economia e atraem milhares de mães esperançosas em transformar suas filhas em pequenas estrelas capazes de sustentar a família com sua beleza. Todas as
meninas são forçadas a praticarem uma rotina muito pesada. Acordam às seis da manhã para a maratona de troca de roupas, maquiagem e a criação de penteados assustadores! Algumas chegam a fazer apliques e a usar "jaquetas dentárias", para encobrir imperfeições nos dentes. Detalhe: Todas tem que usar salto-alto!Um jornal americano que comentou o trabalho da fotógrafa, disse que "essa era uma 'cultura monstro' que fantasia as meninas parte como cantoras de country, parte como donas-de-casa da década de 50, numa alusão a uma imagem feminina que quase não existe mais." O Colherada, fez menção ao filme "Pequena Miss Sunshine" (2006), onde a lindinha da Oliver sonha em participar de um desses concursos. No filme, sua família exótica, embarca numa aventura dentro de uma Kombi que leva um tio "mal-resolvido", um avô que decide morrer durante a viagem, um irmão depressivo e surdo, uma mãe doce e determinada, um pai estressado e a menina Oliver, que não tinha nada a ver com o concurso. Pequena Miss Sunshine está entre os meus prediletos. É engraçadíssimo e cheio de boas emoções. Mostra que ninguém é perfeito e que em algum momento, todo mundo precisa "explodir".
*Oliver é a menina de maiô vermelho.Bem, Aline acha isso bizarro e assustador. Acha que esse tipo de atitude pode gerar comportamentos complicados daqui a alguns anos na vida dessas crianças. É deprimente ver como os pais podem agir de maneira tão desesperadora por causa do dinheiro, a ponto de arriscar a identidade das meninas. Mesmo que ainda sejam muito pequenas para definir isso, é uma situação que pode influenciar negativamente, de forma que a sociedade tenha que deparar, daqui um tempo, com jovens vazios, sem limites e cada vez mais hedonistas.
O canal DISCOVERY HOME & HEALTH, da SKY, começa a exibir no próximo dia 21, um programa que acompanha a saga das famílias em busca de coroas cintilantes, títulos pomposos e muito dinheiro. Os preparativos se intensificam durante a semana anterior ao último desfile. Desde o agendamento em manicures e cabeleireiros aos toques finais nas roupas, além de vários ensaios e sessões de orientação, cada criança se prepara para sua performance final. No palco, a decisão cabe aos juízes, mas ainda assim, os pais farão de tudo para provar que seus filhos são os mais bonitos. Espero que essa triste realidade alcance muitas pessoas e mostre como a futilidade, a ganância e a maldade reinam discretamente nos meios sociais considerados países de primeiro mundo.
Paz e bem.
Aline
3 comentários:
Nine,
Muito bom... está cada vez melhor!
ne verdade o irmão da Oliver é daltônico (eu tenhu o filme)
+ eu concordo esse negócio de pequenas misses é uma coisa "monstro" q tira a infâcia das probres crianças :(
Boom tenho 10 anos e adoro o progama ' PEQUENAS MISSES ' vocês devem achar que tipo eu so gosto pq eu naum entendo que crianças estão deixando de viver a infancia e tal tipo envez de brincar de pega-pega ou pique-esconde elas ficão pintando a unha fazendo bronziiamento e tal mais eu entendo isso siim mais eu vejo e tbm entendo que elas gostão de fazer isso pq elas mostrão o seu talento sua beleza quando eu crescer minha filha vai participar te alguns concurso mais não vou colocar silhos postiços nem unhas postiça e tbm não vou broziiar minha filha ISSO QUANDO EU CRESCER!!! pq so tenho 10 anos eu não vou fazer ("aquilo " )tão cedo assim
Postar um comentário