Páginas

sábado, 16 de fevereiro de 2008

O meu Rio é carioca!!

Nos últimos dois anos tenho pensando carinhosamente na cidade do Rio de Janeiro. Apesar de ser carioca e de sempre ter admirado essa maravilha de lugar, o rio nunca antes despertou minha atenção para o que ele tem de mais bonito: Os corações que batem aqui. Quando eu olho para a situação dramática que muitas pessoas têm enfrentado em seus cotidianos, vejo duas máscaras como aquelas teatrais, uma alegre e outra triste. Para mim não importa o que seja preciso, eu quero ver o Rio sorrir. É muito bom ouvir Deus te chamar para fazer parte dessa transformação. Só de pensar na incrível pluralidade de possibilidades que esse lugar oferece, eu penso que poderia passar o resto da minha vida co-criando e buscando com Deus melhorar, senão mudar, a vida de cada cidadão que faz parte dessa realidade. Todos os dias tenho buscado entender qual é a minha porção em tudo isso. Se penso em meus talentos e no que Deus me chamou para ser, eu dou voltas em minha mente para tentar encaixar minhas peças nesse quebra-cabeça chamado justiça e transformação. Engraçado é que quando me perguntam sobre o que vou fazer agora que terminei minha Eted, eu respondo onde e com o que (quem sabe?), mas que ainda estou descobrindo como. Talvez leve tempo, ou não, mas eu quero muito ser parte de tudo isso com o melhor que eu sei fazer. Sinceramente, eu acredito que se Deus me convidou para esse trabalho, é porque tem um lugar a ser preenchido por mim lá. Sorrio só de pensar...

Minha paixão pelo único lugar carioca do mundo (risos) vem ganhando mais intensidade a cada vez que deparo com vidas e histórias construídas ou destruídas aqui. Por mais que eu pense em outras nações e no quanto eu poderia fazer em “lugares não alcançados”, eu procuro fazer, nesse momento de minha vida, do Rio a África dos sonhos de muitos. Não que ela nunca tivesse sido sonho meu, mas eu não posso em minha caminhada passar por vidas e dizer: Vou tratar de uns problemas ali, em outro continente e depois eu volto para cuidar de vocês. Jesus jamais faria isso. A cada passo que Ele dava, para chegar a algum destino, Ele se importava com tudo e todos que encontrava em seu caminho. Logo, não quero ser negligente com as vidas pelas quais fui responsabilizada. Não mesmo. Eu amo a idéia de entrar numa comunidade, seja ela Borel, Parada de Lucas, Complexo, a que for e viver com aquelas pessoas. Fazer parte de suas vidas e mostrar que é possível mudar, ter dignidade, respeito, integridade... Mostrar que são mais importantes do que possam imaginar. Eu sempre peço à Deus que isso não seja “sede” de iniciante, mas sim algo para me motivar a lutar por tudo enquanto eu tiver parte com os sonhos e realizações que Ele quer que aconteçam aqui. Enquanto houver vida, eu acredito que é possível.

Na minha convivência com pessoas e situações comuns, tenho visto que um dos maiores problemas que influenciam para contrastes e desastres ocorridos no Rio de Janeiro e no mundo, está na má (ou falta de) educação. Isso é um fato, e contra fatos não há argumentos. Pessoas “educadas” não roubam, não matam, não se prostituem e não respondem aos mais velhos. Não enganam, não jogam lixo no chão, não são violentas e não saem por aí arrastando crianças pelo asfalto como se fossem latinhas de refrigerante num carro para recém-casados. Pessoas “educadas” entendem que a vida vale mais que tudo. Eu quero ver o Rio diferente. Deus quer ver o Rio escrevendo uma nova história. Acho que essa é minha sina. Quem sabe?

É meio que por aí... Vim ao mundo, digo, vim ao Rio pela Justiça e Transformação dessa cidade. Eu sei que restam muitas barreiras ainda a serem rompidas, mas também sei o quanto eu quero que isso aconteça. Sempre falo que querer já é um grande passo. Pode ser que um dia (bem distante) Deus me revele outros ares, outras caras e línguas. Pode ser que um dia eu tenha a honra de ver a cidade do sol redimida... Nossa, me dá um frio na barriga só de pensar! Existe um sonho chamado Rio de Janeiro e ele precisa ser realizado. Amo muito tudo isso!

Aline Moreira.

Nenhum comentário: