Páginas

terça-feira, 15 de janeiro de 2008

EXCELLENCE

Essa semana, a primeira em casa depois de voltar de Jocum, me convidaram para dirigir o culto de oração realizado toda segunda na minha igreja. Já era de costume do Pastor fazer isso quando eu estava em casa nas minhas folgas. Durante o dia, ainda refletindo (e sentindo) sobre o que Deus havia me falado no anterior, comecei a pensar sobre EXCELÊNCIA. Eu tinha falado muito essa palavra no texto de homenagem que fiz para os discipuladores da Eted. Ultimamente tenho buscado entender as coisas no seu verdadeiro sentido e significado. Traduzí-las para que elas não sejam simplesmente palavras, mas que gerem vida e aprendizado de alguma forma. Sabendo que essa palavra deriva de outra, concluí o seguinte: Excelente é muito bom; magnífico; excelso; exímio; bem acabado; perfeito. Logo, excelência é qualidade do que é excelente; superioridade de qualidade; especialidade; primazia (primeiro). Literalmente falando, eu compreendo!

Todas às vezes que abro a boca para falar ou compartilhar algo que Deus tem construido comigo, eu vou direto ao ponto que tem me levado para mais perto Dele: A Sua Graça . O discípulo a quem Jesus amava é quem tem me proporcionado tão imensurável busca. Que lê o que João falou, sabe muito bem o que estou querendo dizer. Diante do fato de Deus ter me chamado a ser e não a fazer, eu sei que a vida com Ele será muito mais importante do que qualquer ação. Na reunião com os irmãos lembrei de Isaías e do amor eterno com que Ele sempre nos amou. De lá fui para João 17, que diga-se de passagem: É a parte mais fascinante que ele relatou sobre o Cristo. E viajando nisso com a galera, eu fui parar na palavra onde tudo começou: Excelência. Sinceramente, me fez pensar. Até que ponto estamos dispostos a dar o nosso melhor para Deus?

Não! Não estou falando do melhor que já virou chavão. Isso é um fato e eu lamento, mas digo que quando entendemos o que é servir no Reino de Deus, fazer a obra com excelência é uma ação absolutamente espontânea. Ainda mais quando descobre-se que o Rei é quem gera isso em nós, porque Ele simplesmente É! Daí eu viajei mais ainda. Lembrei na hora do filme O último Samurai, que por sinal é um encanto e traz muita coisa boa que todo Cristão deveria saber (e viver). Num dos momentos do filme, o narrador fala que desde a hora em que os Samurais acordam até o instante em que vão se deitar, eles buscam a perfeição em tudo que fazem. Isso realmente me marcou. E eles nem tinham um motivo maior para fazer isso a não ser: RESPEITO E HONRA! Só pensei no que eu tenho feito para Deus. Se acho que o que faço é o bastante ou que não precisa ser tão bom assim porque Sua misericórdia releva... E Sua vulnerabilidade me suporta. Decidi que não quero ser suportável, mas ter a convicção que mesmo Ele não precisando de nada que eu faça (e realmente não precisa), eu vou fazer com tanta paixão e amor pelo que Ele é... Que será aceito como um pai aceita o rabisco que seu filho traz da escola quando está no jardim. Entender o que é Respeito e Honra, traduz em significado a palavra excelência em nossas vidas. Deus nos criou à Sua imagem e semelhança. Humanamente falando, filhos se parecem com pais. E eu decidi fazer o melhor para Deus, não porque Ele é o Deus... O Poderoso... O Indestrutível... Mas porque eu sei o que Ele representa em minha vida, algo que vai muito além de hierarquia. Em nosso relacionamento isso não existe. O meu Pai merece o melhor que há em mim, porque Ele sempre faz da minha vida a Seu maior motivo de EXCELÊNCIA!

Dai honra a quem merece honra!

Nenhum comentário: